A terceira edição do Industrial Noise Fest acontecerá no dia 29 de outubro de 2011 no auditório do Largo em Curitiba-PR. As atrações são:
-Gengivas Negras
Paridos em 1997, os Gengivas Negras atuam na elaboração de uma tradução sonora de nosso tempo utilizando diferentes ferramentas - de instrumentos de fabricação própria a softwares. Tendo por referência movimentos do início do século XX como Futurismo e Dadaísmo, as composições dos GN trafegam livremente entre campos como noise, industrial ou ambient, sempre exercendo uma reflexão não só a respeito da história da música eletrônica, mas também da evolução tecnológica da humanidade.
Dentre as apresentações dos Gengivas Negras, destacam-se as feitas em eventos como TEMP (SP), FILE (SP-RJ), Industrial Noise Fest II e no MediaLab Prado (Madri).
http://gengivasnegras.blogspot.com/
-SELF (RJ) - Industrial/EBM.
Self é Marcello Diaz ( sintetizadores , guitarra , bateria acústica e eletrônica , softwares , vocal e engenharia de som ) .
Self é autodidata em escaleta , órgão elétrico/eletrônico e harmônio barroco , tendo estudado harmônio indiano com o Maharaj Chandra Swami Prabupadha , do Templo Hare Krshna Nova Gokula , e harmonia com o Maestro Domingos Jacques .
Self é formado em engenharia de som e programação de sintetizadores pelo Instituto Musical Antônio Adolfo .
O som de Self é uma mistura de ritmos dançantes com experimentação eletrônica e ruídos industriais , mas sempre melódico .
Influências :
Konrad Plank , ex-engenheiro de som de Marlene Dietrich , e que produziu as bandas Kraftwerk , Einsturzeinde Neubauten , D.A.F. , Killing Joke , Echo & The Bunnymen , Eurhythmics , Devo , Astor Piazzolla , Ultravox , A Flock of Seagulls , The Damned , Nina Hagen e Scorpion , entre outros .
Krautrock ( Tangerine dream , Faust )
Vince Clarke ( Depeche Mode , Erasure , Yazzo e Assembly ) e outros dentre o synthpop/new romantic
Digital hardcore , Gabber , Hardstyle , Breakcore , industrial , 8bit/glitch music .
Discografia :
Clash & Behavior , CD coletânea , Eldorado
Minimal Synth Ethics , CD coletânea , Cru du Chat Disques
Como Tantrik
Utter Dance Colletion , CD / vinil , coletânea , Paradise Records
Como SELF & Inhumanoids!
1984-1999 , tape ,Crewzine ( Eslováquia )
It´s Over , tape, Crewzine, Eslováquia
Release , tape , Crewzine , Eslováquia
Shows :
B.H.R.I.F. , em Belo Horizonte/MG , juntamente com as bandas Minister of Noise ( Inglaterra ) , Second Decay ( Alemanha ) , Fugazzi ( E.U.A. ) e Swamp Terrorists ( Suíça ) e outros .
Electroclash , lançamento da coletânea Clash & behavior
Electrone , em Recife
Muzik festival em São Paulo
Muzik Electrofestival , no Rio de janeiro
Festa do Riofanzine ( O Globo ) , no Rio de Janeiro
UFRJMar , em Ilha Grande/ Rio de Janeiro
e muitos outros
Mídia :
MTV Brasil
Revista Bizz
Revista Substance ( E.U.A. )
Revista Superinteressante
Revista Crewzine ( Eslováquia )
Jornal O Globo ( Riofanzine )
Jornal A Folha de São Paulo
Incision Zine virtual http://www.oocities.org/sunsetstrip/lounge/3911/selfen94.htm
Anexia http://theanexia.com/web/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=2
Videos ( SELF & Inhumanoids! , live / estúdio ) :
http://www.youtube.com/user/MarceloSelf
SELF MP3s :
http://soundcloud.com/self-3
-Dave Phillips (Suiça) - Desconstruções sonoras e experimentalismo.
Nascido em 1969 na Suíça, Dave Phillips (dp) foi um dos fundadores do FEAR OF GOD - em 1986 - uma das primeiras bandas a levar ao extremo o som hardcore da década de 80.
Lançando mão da música concreta, a partir de 1987 passa a atuar sozinho em performances com muito experimentalismo musical e corporal, desconstrução sonora, gravações de campo (sons da natureza que vão desde quedas d’água à ruído de insetos) psico-acústicas entre outros…
Nesse contexto o som transforma-se num meio para ativar emoções que são ocultadas pelo convívio civilizado e serve como um catalisador que procura persuadir uma atitude compromissada, mudança e um desbloqueio que libera e se opõe a onipresente redução da existência e dos desejos.
Dave Phillips também participa de outras bandas, projetos e coletivos, tais como: SCHIMPFLUCH-GRUPPE, OHNE, DEAD PENI etc…
Conta com seu nome em mais de 150 lançamentos e já tocou em cerca de 400 shows (em 30 países), e em breve desembarcará na América Latina, em turnê que passará também pelo Brasil.
PERFORMANCES
FIELD RECORDINGS - Gravações de campo - (de 25 a 30 minutos)
Utiliza gravações brutas e sem tratamento realizadas na Tailândia, Vietnã e Indonésia, sobretudo com insetos, anfíbios, água e outros sons da natureza, que se mesclam numa composição de sonoridades individuais e que sobrepostas invocam à sua própria força.
VIDEO ACTION (aproximadamente 20 minutos)
Performance de muita atividade física que ocorre durante a exibição de um vídeo preparado exclusivamente para isso. Com samples de voz, loops, batidas cardíacas, respiração, gritos, etc...
Os objetos criados com a ajuda de fitas de apoio forjam-se numa composição. Essa performance é inspirada no verdadeiro potencial humano e na falta de sua viabilidade no século 21.
oficial www.tochnit-aleph.com/dp
myspace www.myspace.com/dpdavephillips
contato dp@tochnit-aleph.com
-Mecanotremata (Curitiba) - Industrial
Formado em Curitiba no ano de 1993, o Mecanotremata tem a sonoridade industrial como ponto de partida para a utilização de elementos de música eletrônica, metal e hardcore, sempre conciliando ferramentas analógicas, digitais e orgânicas. Tal diálogo se reflete também nas letras que tratam da relação da humanidade com seu ambiente e seu progresso. Tendo por referência grupos como Test Department, Laibach, Einstuerzende Neubauten, Ministry, Revolting Cocks, NIN, Young Gods e Skinny Puppy, o Mecanotremata exerce uma disciplinada agressividade mesmo se estiver aplicando uma referência pop. Considerando-se o tempo de existência, o grupo teve poucas apresentações, mas foram marcantes o bastante para gerar comparativos com "avalanche", "campo de batalha", "uma guerra", "máquina" ou "motor", impressões que demonstram que o Mecanotremata tem obtido os resultados pretendidos.
Inicialmente um coletivo com até 9 pessoas, o grupo começou uma ruidosa trilha de experimentos com instrumentos convencionais, ferro-velho, baterias eletrônicas e furadeiras até chegar à configuração atual, onde softwares e dormentes de trilho de trem têm a mesma importância. Da formação original ficaram Brasil Holsbach (vocal/baixo) e Theo (percussão/programação); Luiz Galvão, oriundo de outra banda industrial chamada Tannhäuser, entrou pouco depois tocando um segundo baixo e hoje é o guitarrista; o agregado mais recente é Wallace Che, responsável pela bateria acústica. As diferentes formações musicais de cada um dos integrantes explicam muito do caos ordenado do Mecanotremata: as aulas de piano de Brasil não o impediram de ter uma rica vivência punk/HC; Luiz, além do Tannhauser, teve outra banda industrial, chamada Ruídos Absurdos, mas também tocou em uma banda de sonoridade pop, a Plêiade; Theo tem o projeto noise experimental Gengivas Negras, com Carlos Morevi (que foi também um dos fundadores do Mecanotremata), Wallace é guitarrista da consagrada banda de psychobilly Ovos Presley, além de acumular cargos em diversas bandas e de ser um reconhecido agitador cultural na cidade.
O Mecanotremata tem registros fonográficos independentes desde a demo "Embriotremata", de 1995, passando por coletâneas como "Lototol" e "Zootek", até CDs como "Linha de Montagem" de 2002 e o mais recente "Transmissor", de 2010, os dois últimos distribuídos também pelo selo belga Filth Ear. Mais informações sobre o Mecanotremata e projetos relacionados: http://www.myspace.com/mecanotremata; http://www.container-inc.org/; http://www.mecanotremata.bandcamp.com/.
Yersiniose (Curitiba)
Yersiniose apresenta um trabalho que se equilibra com um pé nas sonoridades pós-industriais mais ortodoxas e com outro no experimentalismo electroacústico de matiz acadêmica, é possível observar as influências de nomes como Iannis Xenakis e até mesmo Iancu Dumitrescu (principalmente enquanto ambientação) somadas à aspereza da música pós-industrial e ao eletrônico de potência executado por grupos como The Grey Wolves e Con-Dom, em um paroxismo de pestilência sonora.
http://yersiniose.blogspot.com
Histórico ao vivo:
10/02/2011 - [ibr37] Yersiniose + f s torres Ibrasotope , São Paulo http://ibrasotope.blogspot.com/2011/02/ibr37-yersiniose-f-s-torres.html
13/02/2011 - 1º Ugra Zine Fest, Concreto, São Paulo http://ugrapress.wordpress.com/2011/02/17/impressoes-sobre-o-1%C2%BA-ugra-zine-fest/
16/07/2011 - Yersiniose + (dell.tree) & Lucas Pires http://planoblive.blogspot.com/2011/07/programacao-15072011-16072011.html
Discografia:
00 - http://yersiniose.bandcamp.com/album/00
Unending Promo/Live Archive - http://yersiniose.bandcamp.com/album/unending-promo-live-archive
Videos:
http://vimeo.com/26944039 - Yersiniose @ 1º Ugra Zine Fest, São Paulo
http://www.youtube.com/watch?v=5ad_4pHRtME&hd=1 - Yersiniose + (dell.tree) & Lucas Pires @ Plano B Lapa, Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário